"So I think It’s Time For Us to Have a Toast" – Kanye West (Runaway)

Por Milene Guimarães

Reinaldo e Fernanda

O casal de fotógrafos Fernanda Marques e Reinaldo Martins ministraram, na última quinta (20/05) e sexta-feira (21/05), o workshop de fotojornalismo em casamento no Hotel Windsor Miramar, no Rio de Janeiro. O evento, que aconteceu em dois dias, foi regido com muita animação e bom humor. O casal dividiu suas experiências profissionais, técnicas novas de fotografia, e conduziu uma reflexão sobre o que é fotojornalismo. Participaram do workshop vários fotógrafos e quinze alunos do curso de Comunicação Social do UNIPLI, que foram acompanhados pelo professor de fotografia Silvio Machado.

Reinaldo e Fernada passando instruções no curso

Fernanda e Reinaldo confessaram que passaram por certas dificuldades e alguns preconceitos no início de suas carreiras como fotógrafos. A decisão de fazer um trabalho diferente (fotojornalismo em casamento) levou a muitos questionamentos e críticas. “Esse tipo de questionamento só nos fez crescer.”- diz Fernanda. Eles optaram por um caminho diferente. Mostraram como é difícil inovar, como as pessoas ainda pensam que fotografia e arte são coisas distintas. E também provaram que com muita dedicação, as dificuldades se tornam sucesso.

A idéia principal do workshop era “abrir a mente” dos fotógrafos para um novo conceito de foto. O fotojornalismo em casamentos é uma forma de ir além da imagem, é transmitir a emoção própria daquele acontecimento. Esse tipo de prática faz com que o fotógrafo interfira de maneira mínima ou até nula, nas fotos. A idéia é registrar o momento como foi, sem enfeites ou alegorias. Mas obter tudo isso não é fácil e, vários fotógrafos acabam por procurar essa prática por mero interesse comercial. Coisa que atrapalha quem realmente quer fazer um trabalho honesto e bem feito. Outro problema, também relatado, são os noivos, que querem algo diferente em seus álbuns, mas não sabem direito o que é fotojornalismo. É preciso ter paciência e profissionalismo para superar essas dificuldades.

Alunos de Comunicação que participaram do workshop

O casal também atentou para o olhar, que deve ser o diferencial no fotojornalismo. É esse olhar atento que vai dar a medida certa para um bom trabalho. O fotógrafo precisa treinar seu olhar para poder mostrar algo que todo mundo já viu, mas de maneira diferente, inovadora.

A estética mais naturalista é a linha seguida por Reinaldo e Fernanda, que fazem questão de fotografar ao ar livre e utilizar bem pouco o flash. Estética que, inclusive, é bem aceita por seu público e muito bonita no resultado final dos álbuns. Também fazem um trabalho interessantíssimo com o making off e a preparação da noiva.

O evento também teve alguns exercícios práticos, onde os fotógrafos puderam experimentar de tudo o que aprenderam, desde a fotografia e suas técnicas até a diagramação.

E a proposta de inovar e inspirar parece que deu muito certo. Todos saíram muito empolgados com todas as experiências que trocaram e com idéias novas para colocar em para funcionar. As informações foram dadas, as técnicas também. E o desejo por novas possibilidades e novas maneiras de se fazer fotografia e arte ficou na mente. Agora é só inspirar-se e colocar em prática!

Quer saber mais sobre Fernanda Marques e Reinaldo Martins e seus trabalhos? Acesse: http://www.rffotoarte.com.br/

Comentários em: "Workshop – Fotojornalismo em Casamento" (1)

  1. Pâmela disse:

    Oi
    Gosto muito de fotografia e o trabalho deles me pareceu muito interessante.
    Muito legal.. gostei!
    Bjinhus

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: