"So I think It’s Time For Us to Have a Toast" – Kanye West (Runaway)

O Cactus Cultural visitou a exposição e conta agora pra vocês com foi

Por Luciano Simplicio e Romulo Rodhrigues

Neste post você verá o verdadeiro poder de comunicação de uma imagem

Mulher gritando em cima de sua casa em Teerã, capital do Irã, logo após a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad. O ato lembrou a Revolução Islâmica de 1979, quando pessoas subiam em suas casas e começavam a gritar. A Foto é do italiano Pietro Masturzo.

Exposição na Caixa Cultural no Rio aborda o fotojornalismo exercido no mundo inteiro. A mostra traz as fotos que foram selecionadas por um júri internacional e premiadas pela World Press Photo na sua 56º edição. Além de premiar as melhores fotografias jornalísticas, a WPP exibe nas suas exposições imagens marcantes que são clicadas em diferentes partes do mundo.

Temas dos mais variados são mostrados nas fotos e cada uma delas dialoga com referências importantes de cada momento fotografado. Os profissionais do fotojornalismo vivenciaram os mais variados conflitos e situações inusitadas ao redor do planeta e o resultado são imagens magníficas e impactantes. Em determinado instante da exposição um olhar mais apurado de quem observa é essencial. Muitas fotos podem, numa primeira impressão, chocar, mas a mensagem por trás da imagem se faz presente de modo subjetivo.

O fotógrafo Charles Ommanney registra um dos momentos mais emblemáticos de nossa história recente: a posse de Barack Obama.

Muitas fotos relatam conflitos que provocam instantes de reflexão social, religiosa, política, sexual etc. Essas sensações são realmente  de tensão no momento de contemplação das imagens. O olhar em determinados casos se perde no sangue, na areia, na água ou no céu de algumas fotos, contudo este sentido perdido se depara com o que o fotógrafo quis passar com sua imagem e é nesse momento que a observação é completa.

Tommaso Ausili, da Itália, é o fotógrafo responsável por um dos momentos mais impactantes da WPP '10, mostrando como é o processo de produção da carne que compramos no supermercado. A subjetividade e sensibilidade que Ausili consegue transmitir impressionam.

A importância das fotos jornalísticas, independente da serem objetivas ou não, passam para quem observa uma sensação de como foi difícil conseguir capturar aquele momento fotográfico, além disso, na exposição fica evidente o talento dos fotógrafos em mostrar a subjetividade da imagem e como isso pode ser usado na composição da imagem.

A fotógrafa Annie van Gemert (Holanda) registra o processo de transformação de crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. As imagens expõem aparente androginia nos processos de definição de gênero.

A presidente do júri, Ayperi Karabuda Ecer, comenta “Esta seleção não é um inventário de temas mundiais. É uma viagem fotográfica, um quebra-cabeças visual que celebra o ponto de vista do fotografo, apresentando o melhor em cada categoria pra que se possa refletir, questionar e desfrutar.” Muitos fotógrafos enviaram sua fotos e nesse total foram selecionados 162 registros fotografados por 63 fotógrafos.

Alguns vencedores da categoria Natureza: em sentido horário: Paul Nicklen, Canadá; Nick Cobbing, Reino Unido; Peter Bialobrzeski, Alemanha e Joe Petersburger da Hungria.

Para ver todas as fotografias, você pode ver a Galeria de Vencedores no site do World Press Photo ’10: clique aqui.

Ou então, você pode ir à Caixa Cultural, no Centro do Rio de Janeiro até o dia 27 de junho. De terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 21h. Telefones: (21) 2544-4080 / 2544-1099 / 2544-7666.

A entrada é franca.

Comentários em: "World Press Photo '10 Fica no RJ Até O Fim de Junho" (1)

  1. Luciano Simplicio disse:

    Parabéns a equipe do Cactus! Esse é de longe um dos melhores post na minha opinião, a experiência de viver a matéria é muito rica e traz mais veracidade ao post diferente de só “repassar” um notícia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: