"So I think It’s Time For Us to Have a Toast" – Kanye West (Runaway)

Cultura Colorida

Você sabe como surgiu o movimento gay? O filme Stonewall conta como foi o ponto de partida

Por Romulo Rodhrigues

Neste domingo, dia em que acontece em São Paulo a maior Parada do Orgulho Gay do mundo, me proponho aqui no Cactus a falar um pouco sobre a cultura gay. Sim, ela existe. E é no cinema que ela é mais caracterizada como tal, já que existe hoje uma espécie de movimento cinematográfico homossexual, que aborda temáticas do universo gay com o objetivo de promover a cultura desse grupo. Só pra vocês saberem, vou citar 3 festivais de cinema gay que acontecem anualmente, o primeiro é o Queer Lisboa – Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, tem também o Los Angeles Gay & Lesbian Film Festival e por fim o Festival Internacional de Cinema da Diversidade Afetivo Sexual da Bolívia.

O site Vírgula fez uma lista de 10 filmes com temáticas gays, e você pode conferir clicando aqui. Mas vou falar especificamente de um dos filmes dessa lista, Stonewall. Dirigido por Nigel Finch em 1995, o filme conta a história da Revolta de Stonewall.  No dia 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn em Nova York, os frequentadores do local, drag queens, lésbicas e travestis, se revoltaram contra as habituais agressões e humilhações promovidas pela polícia local, que visitava regularmente o bar com esse objetivo. Foi o marco inicial da luta dos homossexuais por igualdade de direitos. Por isso as paradas gays acontecem tradicionalmente no mês de junho.

A partir desse episódio, a cultura gay começava a se afirmar mais e mais, até chegar aos dias de hoje, com fortes movimentos culturais de afirmação e luta por igualdade.

Na música, existem vários ícones como Madonna, Cher e atualmente Lady Gaga. A seguir, um Top 5 dos melhores artistas ícones gays do mundo da música:

5. Pet Shop BoysLove, Etc.

4. Scissor SistersFire With Fire

3. Madonna – Celebration

2. The GossipMen In Love

1. Elton John Sorry Seems To Be The Hardest Word

Hoje, a cidade de São Paulo recebe a 14ª edição da Parada do Orgulho LGBT, com público esperado de 3 milhões de pessoas. A maior para gay do mundo começa às 12hs e termina às 20hs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: