"So I think It’s Time For Us to Have a Toast" – Kanye West (Runaway)

Nos despedimos da nossa série visitando a Itália!

Por Romulo Rodhrigues

O Nações Unidas Pelo Rock publica seu último post hoje. Relembrando: a ideia dessa série de posts foi divulgar bandas independentes que não fossem dos Estados Unidos e nem do Reino Unido, cujas cenas indie rock são bastante conhecidas e divulgadas mundo afora. Nossa intenção era fazer uma pesquisa e uma seleção de duas bandas em cada post. Escolhemos os países que são o maior destaque dessa Copa do Mundo da África do Sul para visitar: França, Alemanha, Argentina, Espanha e, por fim, a Itália. Hoje, dia em que a Azurra estreou na Copa do Mundo, publicamos nosso último post dessa série.

Talvez de todos os países visitados pelo Cactus, provavelmente é a Itália que tem a cena indie rock mais desconhecida. Entretanto achamos duas ótimas bandas para apresentar por aqui. A terra da pizza, de Pavarotti, da culinária mediterrânea e da Ferrari te convida a conhecer One Dimensional Man e Yuppie Flu.

One Dimensional Man, de Veneza. O nome da banda é inspirado no livro de mesmo nome do filósofo Herbert Marcuse, no qual é relatada a evolução da sociedade ocidental para reduzir a dimensão humana do consumidor individual, sem sonhos e aspirações de possuir diferentes novos produtos da sociedade industrial. Intelectual, não? E o som da banda não é também dos mais simples. Rock + indie + noise + blues = One Dimensional Man. Selecionamos a música Mad at Me, do álbum Take Me Away de 2004. Você pode ouví-la abaixo:

MySpace: One Dimensional Man

Nossa segunda banda é a Yuppie Flu, outra que tem um nome bem incomum. Trata-se de uma doença, antigamente conhecida como gripe yuppie e que hoje recebeu a denominação de síndrome da fadiga crônica (?). Bom, vamos falar de música então. O grupo de amigos, que já se conheciam há bastante tempo, fundou a banda em 1997 e nesse ano lançaram um disco muito bem recebido pela crítica. Podemos definir como um rock + pop, com sofisticação e criatividade. Aliás, o visual e a linguagem do MySpace dessa banda são ótimos, originais e bem humorados. Na aba intitulada consumo, tem o seguinte texto:

“Você realmente precisa comprar alguma coisa? Você tem mesmo dinheiro pra comprar música? Você realmente tem dinheiro? Eu, particularmente, não. Não seria melhor guardar esse dinheiro para comida e sobrevivência?”

Se você não foi convencido pelo texto, a banda mostra como comprar os produtos do Yuppie Flu. Podem ser hipócritas, mas foram criativos. Soa como propaganda ao contrário. Clique na foto acima e visite o MySpace da Banda.

Selecionamos a música Sensitive Kingdom, um EP de 2009:

Bom, a série se encerra aqui. Se quiser conferir todos os 5 posts, clique aqui e veja a categoria exclusiva que dedicamos à série.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: