"So I think It’s Time For Us to Have a Toast" – Kanye West (Runaway)

O olhar do brasileiro Fernando Meirelles sobre o continente negro

Por Romulo Rodhrigues

O Jardineiro Fiel (The Constant Gardener), de 2005, é uma adaptação do livro do escritor britânico John Lê Carré. O filme é uma coprodução entre Reino Unido e Alemanha, dirigida por um brasileiro. Só por isso podemos ver que o filme traz uma visão de fora de uma questão intrigante: a ação de governos estrangeiros e gigantes do setor farmacêutico, que testam medicamentos em seres humanos. No filme, uma empresa realiza testa drogas contra tuberculose, sob o pretexto de serem medicamentos para tratar AIDS. Mesmo com sérios efeitos colaterais provocados nas “cobaias humanas”, os testes eram manipulados. Toda essa trama é fictícia, mas suspeita-se que isso possa realmente acontecer e que esses fatos não vêm à tona.

Em uma área remota no Quênia (África), uma ativista é encontrada brutalmente assassinada. O principal suspeito pelo crime é seu colega de trabalho, um médico que se encontra foragido. Perturbado pela culpa e assombrado pela possibilidade de infidelidade da esposa, Tessa (Rachel Weisz), Justin Quayle (Ralph Fiennes) surpreende a todos ao embarcar em uma jornada que o leva a três continentes para descobrir o que há por trás da morte da esposa.

Confira trailer do filme abaixo:

O Jardineiro Fiel deu à atriz Rachel Weisz o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2006. O filme ainda venceu, nesse mesmo ano, a categoria Melhor Montagem no Bafta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: