"So I think It’s Time For Us to Have a Toast" – Kanye West (Runaway)

Por Romulo Rodhrigues

O polêmico documentário que denuncia a matança de golfinhos no Japão (com tradução para o Brasil de A Enseada) deve estrear no país em julho. O filme do norte-americano Louie Psihoyos chega aos cinemas japoneses no dia 3/7. A polêmica em torno do filme já é grande: alguns grupos japoneses conseguiram impedir a estreia anterior, marcada para 26 de junho, alegando que o filme é antijaponês. Esses grupos se defendem dizendo que a caça de golfinhos, assim como a de baleias, é uma tradição centenária no Japão.

Para refletir

É bem verdade que trata-se de uma tradição centenária, assim como os rodeios americanos, as touradas espanholas e o massacre de focas no Canadá. O que não significa que todos tenhamos que concordar com esse tipo de prática, mesmo que tentem camuflar sua barbárie sob o manto da cultura e da tradição.

No filme, são mostradas cenas do massacre exercido por caçadores japoneses contra golfinhos numa cidade do litoral japonês. Outra denúncia é a captura de golfinhos, orcas e cetáceos vivos na região, com o objetivo de levá-los para parques aquáticos e aquários. Muitas cenas foram filmadas com câmeras escondidas.

Infelizmente o filme não tem previsão de estreia no Brasil (se um dia chegar aos cinemas nacionais), o que é uma pena. Recentemente, no dia 27/5, os gaúchos puderam conferir uma pré-estreia do documentário com entrada franca.

Você pode participar das campanhas levantadas pelo filme contra a matança dos golfinhos, seguem os links:

Petição on-line: Facebook

Mais informações: takepart.com/thecove

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: