"So I think It’s Time For Us to Have a Toast" – Kanye West (Runaway)

Recovery é o melhor disco da carreira do rapper americano

Por Romulo Rodhrigues

Desde o lançamento de The Eminem Show em 2002, Eminem estava devendo um bom disco aos seus fãs. Batizado de Recovery, este álbum realmente atesta a recuperação de um dos artistas mais polêmicos dos anos 2000.

Mas  o fato é que em toda a sua carreira, Eminem nunca havia feito um bom disco. O rapper esboçava aqui e ali lampejos de boa música, mas no geral ele oscilava entre músicas medíocres e inexpressivas e hits apelativos e comerciais. Antes de ouvir Recovery, confesso que estava esperando mais um álbum apelativo e superficial de Eminem, mas acabei me surpreendendo positivamente. Recovery é um disco redondo, afinado e bem acabado. Nele, Eminem mergulha num único no tema: recuperação. Seja ela física, emocional ou musical, Recovery atesta que Eminem está reabilitado e pode receber alta.

O multipremiado artista conta em 17 faixas como foram seus últimos anos, com muita franqueza e coragem. Em Cold Wind Blows, faixa que abre o disco, Eminem já começa fazendo uma autocrítica e uma autoavaliação, o que faz das letras de Recovery um dos grandes atrativos do álbum. Em Not Afraid, primeiro single do disco, Eminem dispara: “(…)E para os fãs, não os decepcionarei novamente, estou de volta/Vamos ser honestos, aquele último CD Relapse foi ‘ehhh’/Talvez eu tenha exagerado nos sotaques (…)”. Aqui o rapper se refere ao seu último álbum Relapse, no qual chegou a usar alguns sotaques (jamaicano, country) em suas rimas.

Veja o clipe de Not Afraid, primeiro single de Recovery:

No melhor estilo Jay-Z, Eminem consegue fazer um álbum equilibrado, com ritmo e batidas afinados e bem conjugados. Recovery traz parcerias de peso como Lil’ Wayne, Pink e Rihanna, mostrando que Eminem resolveu definitivamente voltar ao mainstream com tudo, apesar de inovar pouco e insistir nas fórmulas convencionais de estrutura das músicas.

O 7º disco de Eminem é, até agora, o que o rapper tem de melhor a oferecer, não chega a ser arrebatador, mas surpreende vindo de alguém que até pouco tempo só vinha perdendo relevância no meio pop.

Ouça abaixo uma das ótimas parcerias de Recovery, Won’t Back Down, com a cantora Pink:

Comentários em: "Eminem ressurge das cinzas" (3)

  1. gustavo disse:

    O eminem nunca lanço um bom album???
    Caramba cara eu acho q vc não eh um verdadeiro critico de musicas!!!
    Vc por acaso já ouviu the slim shady lp,the marshall mathers lp,the eminem show???
    The eminem show q na minha opnião eh o mais brilhante do rapper multiplatinado e multipremiado!!!
    O unico album de rap a concorrer no grammy como melhor disco do ano!(the marshall mathers)
    os albuns de rap geralmente só concorre na categoria de rap!!!
    Eu acho q vc deveria sabe mais sobre um artista feito o eminem!!!

    • Oi Gustavo, bom, eu respeito a sua opinião de fã. Graças a você vou corrigir um erro desse post. Disse que Eminem não lançava um bom disco desde Encore, mas na verdade é desde The Eminem Show. Achei que depois disso ele começou a cair muito de produção e, só agora, ele conseguiu dar a volta pro cima e lançar um bom álbum novamente. E eu disse que ele nunca lançou um bom álbum, por que dentro do hip hop tenho outras referências, como Jay-Z, Kanye West e The Roots (que lançou o melhor álbum de hip hop do ano, tem até uma crítica aqui mesmo sobre o disco, e dá pra ouvir o álbum na íntegra: http://www.cactuscultural.com/2010/07/19/o-melhor-disco-de-hip-hop-do-ano/

      Mas minha crítica sobre Recovery foi positiva.

      Abraço!!

  2. gustavo disse:

    Tá tudo bem eu vi q sua critica foi boa!!!
    Tambem acho q encore descepcionou mas relapse descepcionou mais,e mesmo encore não sendo tão bom eh melhor q qualquer albúm do jay-z
    Eu conheço bastante de rap desde a epoca de 2 pac e noturious biggie,e vc pode ter certeza,q o eminem eh o melhor rapper de todos os tempos!!!
    Vc citou kayne west,kayne eu posso cita uns 40 rappers melhor q ele!!

Deixe uma resposta

Nuvem de tags

