"So I think It’s Time For Us to Have a Toast" – Kanye West (Runaway)

Invictus mostra como o povo sul-africano começou a superar o horror do apartheid

Por Romulo Rodhrigues

O último filme da série de filmes ambientados na África não poderia ser outro: Invictus, de Clint Eastwood, 2009. No filme, o líder sul-africano é interpretado por Morgan Freeman, que concorreu no Orcar deste ano na categoria Melhor Ator. Matt Damon atua como o capitão da seleção sul-africana de Rúgbi, que ajuda Mandela a lutar contra o apartheid por meio do esporte.

Em 1994, mesmo depois de ter sido eleito presidente da África do Sul, Nelson Mandela sabia que seu país continuava racista e dividido pela apartheid. A Copa do Mundo de Rúgbi, esporte mais popular entre os sul-africanos, seria pela primeira vez realizada no país. Mandela decidiu então usar o esporte para unir a população e convocou o capitão do time da África do Sul, François Pienaar para incentivar o time. François compreende as reais intenções do novo líder nacional: unificar e inspirar o povo sul-africano.

Assista abaixo à cena em que Morgan Freeman declama o poema Invictus, do poeta inglês William Ernest Henley.

Invictus

William Ernest Henley

“Da noite que me cobre,
Negra como um poço de alto a baixo,
Agradeço quaisquer deuses que existam
Pela minha alma inconquistável. Na garra cruel da circunstância
Eu não recuei nem gritei.
Sob os golpes do acaso
Minha cabeça está sangrenta, mas ereta. Além deste lugar de fúria e lágrimas
Só o eminente horror matizado,
E, contudo a ameaça dos anos me
Encontra e encontrar-me-á, sem temor. Não importa a estreiteza do portão,
Quão cheio de castigos o pergaminho,
Sou o dono do meu destino:
Sou o capitão da minha alma.”

Comentários em: "A África nas telas do cinema: Invictus" (1)

  1. tenho vontade de ver esse filme, é😀

Deixe uma resposta

Nuvem de tags

