"So I think It’s Time For Us to Have a Toast" – Kanye West (Runaway)

O Cactus Cultural as 10 vozes mais poderosas da música atual

Por Romulo Rodhrigues


Nossos critérios: técnica vocal é imprescindível, mas fizemos nossas escolhas também baseados em timbres, performances ao vivo, estilo próprio e recursos vocais. O resultado é a nossa lista que você pode conferir abaixo. Os vídeos que selecionamos são todos de apresentações ao vivo de cada artista, que julgamos serem as melhores:

Provavelmente Christina Aguilera seja a grande cantora de nossa geração, dona de uma voz poderosa, a cantora alia sua grande técnica ao seu talento vocal único. É importante dizer que se essa lista fosse feita há alguns anos atrás, Aguilera certamente não estaria no topo. O motivo: os exageros vocais que ela constumava cometer. Hoje ela é uma artista mais madura e evoluída.

Abaixo umas das melhores performances ao vivo da cantora no MTV Movie Awards de 2006, Ain’t No Other Man:

A vocalista da banda Florence + The Machine é, hoje, a melhor vocalista feminina do rock. Com um álbum que atesta todo o seu talento e o de sua banda, Florence Welch mostra em Lungs a força de seus pulmões. Sem contar nas memoráveis apresentações ao vivo protagonizadas pela cantora.

Confira os dos grandes shows da banda Florence + The Machine, com a música Dog Days Are Over:

Amy Winehouse é uma das maiores revelações dos últimos anos. Um timbre único e um estilo inconfundível fazem de Amy uma das grandes divas da música atual.  Originalidade e presença são algumas das marcas da nossa pequena Amy.

Confira Valerie ao vivo:

Daniel Merriweather é um cantor pop australiano. Atualmente contamos com poucos artistas masculinos que valem a pena serem ouvidos. Daniel faz parte de uma nova geração talentosa e competente. O cantor tem um belo timbre e é hoje o grande destaque entre os cantores masculinos.

Assista a apresentação de Daniel cantando Red:

Beth Ditto é vocalista da banda The Gossip. Ditto é, sem dúvida, a maior performer do rock atual, com uma voz única e apresentações viscerais, a vocalista do Gossip é uma cantora de palcos, perfeita para ser escutada ao vivo.

Selecionamos a apresentação da banda para a BBC Radio 1, de Heavy Cross:


O grande talento de Alicia Keys se resume a sua voz. Com uma técnica invejável e um timbre característico, Alicia coleciona músicas nas quais ela pode mostrar todo o seu talento vocal.

Abaixo selecionamos a romântica If I Ain’t Got You:

Seguindo com nossa lista temos Cee-Lo Green, o vocalista do Gnarls Barkley no 7º lugar. Voz potente, performances intensas e o mesmo talento para canções tristes e hits dançantes. Cee-Lo tem a voz mais marcante da música negra mainstream atual.

Ouça Crazy, no MTV Movie Awards de 2006:

Beyoncé domina os palcos. Dança e mantém sua voz impecável, sempre afinada. Uma de suas marcas é a sua extensão vocal. Beyoncé sempre surge com performances hipnotizantes, como esta que veremos a seguir:

Beyoncé – Crazy In Love:

Conhece a cantora Janelle Monáe? Ela lançou em 2010 um dos melhores discos de R&B do ano, The Archandroid. Janelle tem uma linda voz, lembra ícones da música negra como Jackson 5, The Shireless e a diva Lauryn Hill. Nessa apresentação que selecionamos, a cantora faz alusão às performances do lendário James Brown.

Veja Tightrope:

Caleb Followill tem um dos timbres mais incomuns dos vocalistas das bandas da nova geração do rock. Seu estilo country/rock é a sua marca registrada e o seu diferencial.

Ouça Sex On Fire, ao vivo:

Comentários em: "As 10 Maiores Vozes da Música Atual" (12)

  1. jão disse:

    Essa lista é gozação, não? Aguilera? Beyonce? Pô põe então a Tati Quebra Barraco tbém, b*sta por b*sta e falta de talento…

    • Não, não é gozação. Considero o talento vocal das duas incrível, basta assistir às performances delas que estão no post. Quis fazer uma lista diversificada, com artistas pop e também independentes ou não muito conhecidos.

  2. Rodney disse:

    Também não concordo com a lista…muito fraca.

  3. Daniel disse:

    Cara, fazer uma lista com os 10 melhores em qualquer área exige muito trabalho e conhecimento musical e artístico amplo. Até entendo que a lista foi feita com o seu ponto de vista, mas isso não fica tão claro assim, e pessoas podem sair por aí divulgando essa lista! Concordo com alguns artistas que você listou, mas a maioria não. Eu te aconselho ouvir Escute Gabriella Cilmi, Mike Mattison (The Derek Trucks Band) Natasha Bedingfield, Sarah Bareilles, Hayley Williams, Adelle. Todos são meio “lado B” e cantam mais do que a maioria dos cantores da sua lista! A Florence Welch desafina já nas primeiras notas do vídeo que vc postou! O Daniel tem uma voz sem graça pra burro! Achei que ia ficar chocado com o talento do cara, acabei ficando chocado por ele estar na lista!!

    Abraços

    • Olá Daniel! Que bom que você discordou mas expôs argumentos. Conheço todos os artistas que você sugeriu. Gosto (muito) de Gabriella Cilmi, mas não acho a voz dela tão genial e maravilhosa assim, o timbre é interessante. Também gosto de Adele, Sarah… Já em relação à Hayley Williams, bom, não gosto dela. Ela até pode ter uma grande capacidade vocal, mas se fosse só por isso artistas como Whitney Houston e Barbra Streisand estariam na lista. Mas não considero nenhuma das duas (três) grandes artistas. Sobre a Florence Welch, espero que você tenha ouvido Lungs, o último CD da banda Florence + The Machine e pode entender porque ela está na lista. Desafinar em shows ao vivo faz parte, são seres humanos, isso é da essência de qualquer show ao vivo.

      Listas sempre geram discordância, são apenas 10.
      Obrigado pelas opiniões!

      Abraço!!

  4. Daniel disse:

    Haha, adoro discuções civilizadas e proveitosas! Obrigado pela resposta! Vou ouvir Lungs com certeza! De qualquer maneira gostei de ter conhecido artistas que ainda não havia ouvido e que estão na sua lista, como a própria Florence e a Monáe.

    Grande abraço

  5. Luiz disse:

    Meat Loaf

  6. paulo wendersob disse:

    Gente eo tô passado e absmado

    Quem ser essas pessoas que tão num topo..

    Quem fez essa lista deve ter feito de gozação

    beyonce em 8 lugar
    majinah ela é umas das maiores divas.. se colocasse madona
    na frente dela téé intederia mas esse povo desconhecido ai brincadeira néh
    pq num colocaram Gaiola das popozudas intão

    ai jáh terminava de mata todo mundo …

  7. paulo wendersob disse:

    Pera ai agora que liii você num acha Whitney Houston uma grande
    artista táh certo que agora ela num mas a msm Whitney Houston
    de anos atras mas pó fala isso é sacanagem néh

    • Olá Paulo!

      Respondendo: Whitney Houston não entrou na lista porque são as 10 maiores vozes da música atual, querendo ou não a Whitney ficou na década de 90 e não conseguiu mais se afirmar como cantora. Mas reconhecemos o talento vocal dela.

      Já sobre as vozes desconhecidas, aconselho a ouví-las. É sempre bom ouvir algo diferente do que estamos acontumados.

      Abraço!

      Equipe, Cactus Cultural!

  8. Vinicios disse:

    Cadê o matt bellamy ??

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: