"So I think It’s Time For Us to Have a Toast" – Kanye West (Runaway)

O Homem do Ano

Em nosso último post da série sobre A Origem, nada mais adequado que dedicá-lo a Leonardo DiCaprio. O grande ator dos nossos dias terá muitos motivos para, no futuro, olhar pra trás e dizer que 2010 foi o seu ano. Não só pelo fenômeno Inception, pois não podemos esquecer que ele esteve muito bem em Ilha do Medo, de Martin Scorsese.

Aos 36 anos, podemos dizer que DiCaprio está no auge da sua carreira, que começou a decolar quando ele protagonizou outro fenômeno das telonas: Titanic. Mas sua trajetória de sucesso já se desenhava antes de Titanic. Foi através do filme Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador, de Lasse Hallström (1993), que o mundo notou no jovem Leo, de 19 anos, um grande potencial. Por esse filme, DiCaprio foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria ator coadjuvante.

No elenco de Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador estão Johnny Depp e Juliette Lewis. Confira o trailer:

Em seguida, vieram outros papéis em filmes de menor expressão, até chegar a Romeu e Julieta de Baz Luhrmann em 1997. Em Titanic veio o sucesso mundial, mas também os questionamentos, já que DiCaprio ficou mais conhecido por sua beleza do que pelo seu talento. Sem falar que Titanic não é um filme que favorecia grandes interpretações, nesse sentido (e em alguns outros) o filme deixa muito a desejar. Mas o ator passou por cima dos questionamentos com facilidade.

Muitos esperam que finalmente DiCaprio leve uma estatueta do Oscar pra casa, mas Inception não é o tipo de filme que favorece interpretações com forte carga dramática, que a Academia adora. Só que no ano passado, Heath Ledger ganhou um Oscar (póstumo) atuando num filme de ação, O Cavaleiro das Trevas. Quem sabe as coisas não mudam?

Leonardo DiCaprio é capa da Rolling Stone de Agosto:

De Michael Caine sobre DiCaprio: “O fascinante a respeito de Leonardo é que ele  é bonito, mas não usa isso para tirar vantagens, ele se apoia em suas habilidades de interpretação.”

Uma curiosidade (e raridade) da filmografia do ator é o filme de horror Critters 3, de 1991. Totalmente trash e lado B, ou melhor lado Z. Nele, moradores de um bairro de Los Angeles são atacados e perseguidos por monstros supostamente assustadores. Veja o trailer e, atenção, se piscar perde! DiCaprio aparece aos 35 segundos:

Citações

Trabalhei com Leonardo quando ele tinha 18 anos. Ele era virgem, e falava sobre isso o tempo todo. Então espero que tenhamos tempo para colocar isso em dia. Talvez algumas fotos. Tenho certeza de que a vida dele está diferente agora. Russell Crowe (EW Novembro, 2007)


“Ele não é mais uma criança. A forma como as pessoas o enxergavam no passado vai desaparecer.” Cameron Diaz (EW Setembro, 2002)



“Seus dois olhos são diferentes,” disse Lasse Hallstrom, que dirigiu Leo naquele que pode ser o seu melhor filme, What’s Eating Gilbert Grape. “O olho esquerdo é muito suave e empático. O olho direito é mais analítico. De um olho escorre calor, enquanto o outro é mais penetrante. Um olho é alma, o outro é intelecto.” Danny Boyle (The Face, Fevereiro 2000)


“Ele é provavelmente o homem mais bonito do mundo, mesmo que ele ache que não é tão bonito. E pra mim, ele é apenas o fedido e malcheiroso Leo. Kate Winslet (Vanity Fair, Janeiro 1998)


“Ele é a pessoa mais pé no chão que eu já conheci, muito não-Hollywood.” Mark Wahlberg



“Com esses olhos e essa inteligência, não vejo limites para o seu potencial.” Lasse Hallström (USA Today, Abril 1995)



“Eu não sou um ser humano normal, não tenho emoções a respeito de um monte de coisas. Raramente fico com raiva, raramente choro. Acho que fico muito entusiasmado , mas eu não fico triste e nem feliz demais. Acho que muitas pessoas que falam sobre esse tipo de coisa estão mentindo. Nesse momento, eu estou apenas tentando manter a felicidade – que é tudo com o que eu me preocupo. De qualquer forma, quando você tem a minha idade e os hormônios estão a todo vapor, não há muita coisa além de sexo na sua cabeça. Leonardo DiCaprio (Harper’s Bazaar, Novembro 1995).

Mais? Que tal uma grande galeria de imagens da carreira do ator?

Comentários em: "Especial “A Origem”: Leonardo DiCaprio" (2)

  1. cabra da peste disse:

    ótimo posto sobre Leo.
    Considero ele um dos grandes atores da geração dele.
    Ahh sem esquecer de “Celebridades” de Woody Allen, ele estava muito bem no filme. Não foi ofuscado por Kenneth Branagh.
    E #Inception pode ser um filme ganhador de prêmios técnicos no Oscar, como montagem, roteiro, efeitos e trilha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: