"So I think It’s Time For Us to Have a Toast" – Kanye West (Runaway)

A Apple quer revolucionar, mas será que consegue?

Nesta última semana, a Apple lançou a sua nova versão do iTunes (muito boa) e, junto com ela, uma nova rede social: o Ping. Segundo Steve Jobs, seria a convergência entre Twitter, Facebook e o iTunes. Mas e aí? Vai pegar? Vai bater de frente com o todo-poderoso Facebook? Tem potencial. E logo de cara já impressiona: em algumas horas o Ping já batia o número de 1 milhão de usuários! Clique na imagem e faça o download do iTunes 10:

Mas essa rede social é boa? O que ela oferece? Tem diferenciais? Vamos responder algumas dessas perguntas. Primeiro, ela está disponível apenas para quem tem conta na App Store americana, o que não foi um grande problema, já que qualquer um pode criar a tal conta.

Recomendamos esse post do Blog do iPhone, que ensina a criar a conta sem precisar cadastrar cartão de crédito e é muito útil para quem quer ter um perfil no Ping.

(Como abrir uma conta na App Store americana)

Nossas impressões: o Ping já começa com uma grande desvantagem em relação às outras redes sociais de música, já que ele só disponibiliza um preview de 30 segundos audição. Diz uma coisa: o que uma rede social de música deve ter de mais importante? Ouvir e compartilhar uma grande variedade de músicas deve ser a resposta da maioria. Mas parece que o principal objetivo da Apple não é possibilitar isso e sim vender música.

Quais são os atrativos? Apesar do que falamos, o Ping não é ruim. Notamos que a interação com os artistas parece ser maior e mais efetiva, dependendo de alguns artistas e bandas, que nas outras redes sociais. Gostamos do perfil do Weezer nesse sentido:

Por enquanto, a grande maioria dos artistas não tem perfil no Ping, mas provavelmente terão um. Se você quer manter algum contato com o seu artista predileto, “interagir” com ele, comprar suas músicas e fazer “amigos” que têm o mesmo gosto musical que o seu, o Ping é o seu lugar. Mas se você quer ouvir música, das mais variadas, interagir com outras pessoas, compartilhar e conhecer artistas novos, o seu lugar é outro. Por isso fizemos um ranking das melhores redes sociais de música. Confira a nossa lista:

O Grooveshark é certamente a melhor rede social musical da web. Tem um catálogo bastante grande e variado, usuários ativos, acesso livre e integração com as outras redes.

Outro ótimo site para partilhar e ouvir música. O SoundCloud oferece bastante recursos, como estatísticas, compartilhamento privado e personalização de widgets. Apenas a interação com outros usuários não é muito plena. Algo bastante interessante é que muitos dos que usam o site compartilham remixes e mashups, fazendo com que você encontre ótimas coisas por lá, como esse mashup entre Michael Jackson (Billie Jean) e The Doors (Riders On The Storm):

A Last Fm segue sendo uma das rádios/redes sociais de música mais populares. É bastante completa, com variados artistas, muita informação, boa interação entre usuários e recursos como eventos, tours e os artistas similares. Entretanto tem um acesso a conteúdo mais restrito.

Blip.fm é o twitter da música! Não faz tanto sucesso quanto o Twitter, mas tem praticamente o mesmo formato, com uma timeline, ou setline, dinâmica, possibilidade de responder através de replies, criação de hashtags… Lembrando que na Blip você não tem seguidores e sim ouvintes.

Apesar de bem menos popular do que já foi um dia, o MySpace ainda é um ótimo meio para entrar em contato com suas bandas e artistas favoritos, além de conhecer bandas novas e se relacionar com outras pessoas.

Fechamos falando do Purevolume, uma rede social americana que tem como o objetivo promover artistas independentes e funciona como uma grande vitrine para aproximar as revelações musicais e os fãs. Por incrível que pareça, bandas como Paramore, Fall Out Boy e My Chemical Romance ganharam visibilidade através desta rede.

E uma nova rede social musical brasileira está chegando: a Melody Box promete revolucionar a relação dos fãs com a música e suas bandas. Ela por enquanto está disponível apenas para pré-cadastro, para músicos ou fãs de música. Quer saber mais? Então acesse o blog da rede social, clique AQUI.

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: