"So I think It’s Time For Us to Have a Toast" – Kanye West (Runaway)

Três bandas incríveis e por trás delas, ou melhor, à frente, o maior músico da década: Jack White

Esse é o post inaugural da coluna Meus Favoritos, que vai trazer sempre um grande artista da música e do cinema para as linhas desse blog.

Não poderíamos escolher um músico melhor: Jack White, o melhor músico da década! Os anos 00 foram efervescentes para a música. Com a internet, milhares de bandas surgiram, fenômenos passageiros ou duradouros. Logo de cara surge o álbum White Blood Cells, considerado um dos melhores da década, junto com Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not, do Arctic Monkeys e Is This It, dos Strokes. O primeiro single foi Hotel Yorba, mas o cartão de visitas da banda para o mundo foi Fell In Love With A Girl, com o incrível “clipe de animação em Lego” dirigido por Michel Gondry. O álbum seguinte foi ainda mais aclamado: Elephant. Seven Nation Army se tornou uma das grandes músicas do rock moderno.

Assista  a Fell In Love With A Girl:

O rock se pintava de vermelho e branco, conhecia a guitarra visceral e as interpretações vigorosas de John Anthony White, ou melhor, Jack White: um prodígio do rock e incansável musicmaker. Todas as qualidades de um gênio reunidas em um músico. Com o passar dos anos, suas inquietações foram ficando cada vez mais incontroláveis. Meg e Jack White já não eram suficientes para sua ânsia musical.

Então, Jack formou sua segunda banda: The Raconteurs, em 2005. Com um som menos pesado e mais cadenciado, a banda remete a um ameno e agradável verão no interior do Canadá.

Abaixo, The Raconteurs – Old Enough (ao vivo):

No meio disso tudo, Jack’s inquietação também o levou ao cinema, no filme é Cold Mountain, de Anthony Minghella (2003). Neste filme Jack interpreta Georgia, um tocador de bandolim. E a trilha sonora também conta com a participação do rockstar.

Get Behind Me Satan e Icky Thump são as obras seguintes dos White Stripes. A qualidade e a sonoridade da banda se mantêm, apesar das direfenças entre os trabalhos. Depois disso, Jack parte para um novo e diferente projeto: The Dead Weather. As guitarras e distorções dos White Stripes ainda mais intensas, uma sonoridade mais crua, simples e seca. Nessa banda, Jack divide os vocais com Alison Mosshart ( The Kills e Discount). O Dead Weather conta também com Dean Fertita (Queens of the Stone Age), guitarra e piano, e Jack Lawrence (The Raconteurs e The Greenhornes).

Veja o ótimo clipe de I Cut Like A Buffalo, versão britânica:

Um supergrupo com álbuns muito bem recebidos pela crítica: Horehound e Sea of Cowards, especialmente este último, lançado neste ano.

The White Stripes, banda pela qual tenho mais carinho, por ter sido a primeira (e também por gostar muito da Meg), recebereu um pouco mais de atenção em 2010. Jack chegou a dizer que trabalhar de novo com o White Stripes seria estranho… Mas que ele adoraria ter que conceber um novos WS. Ah, que bom! Para os fãs não ficarem mais uma ano sem a dupla, foi lançado em março desse ano, o filme Under Great White Northern Lights, um documentário e também o primeiro álbum ao vivo da banda. O filme é sobre a turnê de 2007 no Canadá e tem direção de Emmett Malloy.

Um hino da guitarra, Icky Thump:

Além disso, Jack pretende lançar um modelo de vinil inovador: uma edição especial do single Blue Blood Blues, do Dead Weather, virá em um disco de 12 polegadas que poderá ser aberto com um canivete. Dentro do disco, há um outro compacto, de 7″, contendo outra música inédita. Muito legal! A previsão de lançamento é para este mês de outubro.

Neste momento, o homem prodígio trabalha com a banda sueca Dungeon, para sua série de singles em vinil.

Alguém duvida que o Sr. Jack White é o maior artista da música atualmente? Com uma história dessa em apenas 10 anos, fica difícil não reconhecer o talento deste superartista.

Comentários em: "Jack White: o homem prodígio do Rock!" (1)

  1. Gustavo disse:

    Cara parabéns, belo post com vários recursos interativos gostei.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: