"So I think It’s Time For Us to Have a Toast" – Kanye West (Runaway)

A MTV Brasil completou 20 anos no último mês e decidimos fazer uma lista com os clipes que, de certa forma, fizeram história dentro do canal. Entre nacionais e internacionais, confira abaixo os 10 videoclipes mais significativos da história da MTV Brasil:

Obviamente é o grande marco do canal. Primeiro clipe exibido, o primeiro primeiro lugar da história do Disk MTV. O clipe foi gravado em São Paulo, e tem uma atmosfera bastante moderna e trazia a linguagem autêntica do videoclipe, colagem de imagens, montagem fragmentada e acelerada.

Smells Like Teen Spirit marcou, junto com diversos outros clipes das bandas grunge dos anos 90, uma geração de roqueiros em todo o mundo e inclusive no Brasil. A MTV e a Rádio Cidade do Rio de Janeiro, e suas vertentes pelo Brasil, ajudaram a criar uma geração de jovens fãs de Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Stone Temple Pilots, além de outras. Smells Like Teen Spirit é sem dúvida a música mais emblemática. Os clipes da MTV certamente ajudaram a criar essa geração grunge em terras tropicais.

Deus e o Diabo foi o primeiro clipe exibido pelo Disk MTV. Apareceu em 10º lugar e inaugurou aquele que seria o programa mais tradicional e duradouro do canal musical. O clipe seguia a linha de vários outros da época, com justaposição de imagens, ritmo acelerado outros elementos comuns da linguagem videoclíptica da época. O clipe foi gravado em Nova York.

Os maiores vencedores do VMB (ao lado da Pitty), lançaram o clipe de Ela Disse Adeus em 1998 se tornaram os grandes vencedores da premiação daquele ano. Com participação de Fernanda Torres, o clipe seguia uma linha inspirada em filmes do cinema mudo, comédias antigas e alguns elementos de Film Noir.

O Radiohead é uma das bandas mais amadas pela emissora, que talvez tenha sido uma das grandes responsáveis pela divulgação da banda no Brasil. Desde Creep, passando por Paranoid Android até 15 Step, uma das grandes bandas das últimas 2 décadas também fez história nas telas da MTV Brasil. E o clipe de Karma Police foi um dos mais marcantes.

Os Racionais MC’s fizeram história na MTV, no VMB e no rap nacional. Com o clipe Diário de um Detento, o grupo saiu das periferias e alcançou os jovens de outras classes, com a ajuda da MTV. Também fizeram parte de um dos momentos históricos da emissora, o VMB de 1998. O grupo que até hoje mantém uma postura de aversão à mídia, fez um dos maiores shows da premiação, levou o prêmio mais importante da noite e ainda provocou a plateia e a própria MTV.

Mandrake e os Cubanos é inegavelmente um dos clipes mais legais em toda a trajetória da MTV. O Skank tem vários clipes que podem ser listados na categoria melhores por alguma razão. Resposta, Uma Partida de Futebol, Garota Nacional… Todos fizeram história, mas Mandrake, de longe, é o mais incrível de todos.

Uma das grandes bandas do fim da década de 90 e início dos anos 2000, veio com o clipe Minha Alma (a paz que eu não quero), que se tornou o clipe mais premiado em uma edição do VMB, com 6 prêmios.

Por incrível que pareça, Christina Aguilera acabou entrando pra história da MTV Brasil, e não foi por aquele episódio da visita ao Disk MTV em 2000, quando, de acordo com a emissora, causou problemas com a VJ Sabrina Parlatore e nos bastidores da canal. Foi em 2006, no dia 15 de dezembro, quando foi ao ar o último Disk MTV, programa mais tradicional da MTV e que chegava ao fim quando a emissora pretendia investir em outros segmentos e levar música de forma diferente à sua audiência. O clipe que ocupava o primeiro lugar no último Disk MTV foi Hurt, da Christina Aguilera, artista que podemos representar como uma outra geração formada pela MTV, a geração teen pop, desde as boy (e girl) bands dos anos 90, passando pelas divas adolescentes, como Britney e Aguilera.

Pitty é uma das artistas mais representativas das gerações recentes, dos anos 00 da emissora. Com uma grande legião de fãs, a baiana logo chamou a atenção com Máscara, Admirável Chip Novo e Equalize, sendo este o clipe e a música que fizeram a roqueira acontecer. Ao lado dos Paralamas, Pitty é a maior vencedora da história do VMB.

Comentários em: "Os 10 Clipes mais importantes dos 20 anos da MTV Brasil" (8)

  1. AFF NADA A VER, MUITO SEM NOÇÃO , TEVE CLIPES OTIMOS QUE NEM SEQUER FORAM CITADOS

  2. Alberto disse:

    Os clips mais importantes segundo quem?

    • Oi Alberto! Esses são os clipes mais importantes segundo a história da própria MTV Brasil. Todos eles entraram pra história de alguma forma. Não são necessariamente os melhores, mas a importância deles está na descrição que colocamos.

      Abraços!

  3. do tempo em q a musica era musica;

  4. Excepcional post!

    Enviar Link. Bombar de Acessos!

    Agregador e Rede Social.

    Parceria com destaque para blogs.

    http://migre.me/1Ur1W

  5. Suuper legal, por isso que eu adoro MTV!!

  6. andre disse:

    Cade guns n roses – you could be mine ??

  7. Os 10 Clipes mais importantes dos 20 anos da MTV Brasil segundo o dono do site né?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: