"So I think It’s Time For Us to Have a Toast" – Kanye West (Runaway)

A disputa do Oscar 2011 mostra-se cada vez mais acirrada também na preferência do público

Os filmes que disputam o Oscar historicamente não fazem o mesmo sucesso nas bilheterias, com algumas exceções, geralmente apenas uma exceção. Isso não é necessariamente ruim, mas sempre há aquele desejo de que o gosto do público vá ao encontro do gosto dos técnicos e críticos. Mas parece que neste ano os candidatos devem fazer bonito nas duas frentes: crítica e público.

Houve sucessos de bilheteria nos anos anteriores, e foram exatamente estes que levaram os principais prêmios. Em 2010 venceu o desejo dos críticos ao invés do desejo do público: Guerra ao Terror desbancou o fenômeno de bilheteria Avatar.

Justamente pelo fato de, neste ano, os principais favoritos estarem fazendo sucesso nas bilheterias torna a disputa ainda mais acirrada.

Primeiro tem A Origem, a 4ª maior bilheteria de 2010, um enorme sucesso de crítica e público e a obra-prima de Christopher Nolan até então.

Segundo: a aclamada animação Toy Story 3, o maior sucesso de público do ano, ultrapassando a marca de 1 bilhão de dólares em arrecadação.

Em seguida temos Bravura Indômita, dos irmãos Coen, que neste fim de semana conseguiu ultrapassar o novo blockbuster da franquia Entrando Numa Fria. Já são quase 100 milhões de dólares em arrecadação, superando A Rede Social na arrecadação doméstica, apenas dentro dos EUA.

E The Social Network é o próximo da lista. Com arrecadação de pouco mais de 200 milhões mundo afora, é um grande sucesso de crítica e atualmente o grande favorito ao Oscar.

Cisne Negro abriu as bilheterias surpreendendo com uma arrecadação excelente para o pequeno número de cidades e salas de exibição.  Somente depois o drama teve maior abertura pelos EUA. Já são quase 50 milhões em arrecadação, sucesso não esperado, já que a trama é sobre um drama psicológico, longe de agradar todas as audiências.

O Vencedor é o próximo da lista, e vem logo atrás de Cisne Negro, com mais de 47 milhões em arrecadação até agora. Outro drama difícil e complexo. O desempenho dos protagonistas é um dos destaques, tanto de Cisne Negro quanto de O Vencedor.

Por fim temos O Discurso do Rei, que geralmente não chamaria a atenção do grande público. Talvez por isso esteja sendo exibido em apenas 700 salas nos EUA. Um filme de época geralmente não atrai a audiência, mas o desempenho do longa tem sido satisfatório: são mais de 22 milhões arrecadados.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: