"So I think It’s Time For Us to Have a Toast" – Kanye West (Runaway)

O novo hino da música pop é cheio de referências e reverências ao passado da música pop

O mundo parou na sexta-feira, 11/02, para ouvir a estreia de Born This Way, o aguardado novo single do fenômeno Lady Gaga. Apesar de prometer uma revolução no gênero, Gaga fez, na verdade, um hino a favor da diversidade, autoestima, antipreconceito e autoafirmação. Born This Way é um caldeirão de referências. Não é apenas um hino gay, mas também pode ser feminista, pró-minorias ou mesmo apenas um poderoso hit de pistas de dança, extremamente radiofônico e powerpop.

[Ouça Born This Way]

Muitos compararam com Express Yourself, da Madonna. Realmente as semelhanças são muitas. Originalidade definitivamente não é o ponto alto de BTW. Aliás, a história da música pop traz outros grandes hinos, sejam gays, pró-diversidade e auto-estima. Dois hinos de liberdade, por Queen e George Michael, uma balada pelo auto-conhecimento por Elton John, dois hits de pista de dança e hinos gays por Gloria Gaynor e Abba. E ainda: um grito antipreconceito por Michael Jackson, dois apelos antibullying por Christina Aguilera e Katy Perry e provavelmente o sêmen de Born This Way, Express Yourself por Madonna.

Veja a linha do tempo que preparamos e perceba como a música pop sempre se recicla e músicas como Born This Way vez ou outra alcançam as paradas de sucesso e se transformam em grandes hinos pop:

Essas são apenas algumas das Born This Way que sempre surgem ao longo do ciclo pop. Algumas ficaram de fora, como Being Boring dos Pet Shop Boys. Mas escolhemos aquelas que consideramos as mais representativas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: