"So I think It’s Time For Us to Have a Toast" – Kanye West (Runaway)

Com o lançamento de ‘Hold It Against Me’, Britney sente o que Aguilera viveu quando lançou ‘Not Myself Tonight’ em 2010


Muitos fãs não suportam as (inevitáveis) comparações que a imprensa faz entre as cantoras, mas depois do lançamento de Hold It Against Me, o clipe, nós do Cactus Buzz lembramos inevitavelmente de Not Myself Tonight. Não. Não estamos dizendo que se trata de uma cópia. Os clipes são completamente diferentes. Mas a ideia é a mesma: fazer um clipe cheio de referências, uma representação do mundo da música pop, coreografia, sensualidade. Porém as duas erraram. Mesmo que os fãs mais fervorosos das duas divas não admitam, em ambos os clipes há um conceito mal trabalhado e uma ideia superficial e excessos, muitos excessos.

Para quem ainda não viu, o site da MTV americana fez uma matéria com as 10 principais referências encontradas no novo clipe da Britney: As referências à Cultura Pop em ‘Hold It Against Me’ da Britney Spears.

Quando Not Myself Tonight, da Christina Aguilera, foi lançado, a MTV fez a mesma análise do vídeo, buscando as referências contidas no clipe: Clipe ‘Not Myself Tonight’ de Christina Aguilera e as Colagens da Cultura Pop.

É bem verdade que a MTV adora buscar essas referências em clipes dos grandes nomes do pop atual, como fez também com Lady Gaga em Alejandro e Kanye West em Runaway. A música pop é feita de referências e isso é natural. Mas é preciso ter cuidado ao usá-las e tanto Aguilera quanto Britney erraram.

Em Not Myself Tonight Christina Aguilera presta homenagem às divas e ícones da música pop, deixa a sua personalidade de lado e assume a de outras pessoas. Erros: esteticamente o vídeo não é bonito, algumas referências são absolutamente desnecessárias, como às feitas a Lady Gaga e Gwen Stefani. As duas são muito atuais e contemporâneas para serem tão referenciadas. E mais: são muitas ideias dentro de um conceito, imagens agressivas, muitos cortes e pouca coerência e harmonia de significado.

E não é que Britney faz exatamente a mesma coisa em HIAM? Apesar da maioria das críticas serem negativas, Britney não chegou a ser tão criticada quanto Aguilera. Erros: o excesso de elementos, luz e cores, ideias que se perdem no conceito, muitas propagandas e no final de tudo, quase uma ausência de significado.

Infelizmente esse é o efeito pós Bad Romance da Lady Gaga no mundo pop. Ela virou referência para artistas que devem ser suas próprias referências ou, ao menos, buscar referências mais consistentes em suas raízes musicais. E isso não é nenhuma acusação de plágio, cópia ou coisas do tipo. Nada contra Lady Gaga, mas um artista não pode tomar uma outra figura contemporânea como referência direta.

Esperamos que Britney Spears e Christina Aguilera, que já foram referências quando o assunto era música pop, encontrem suas verdadeiras identidades.

Comentários em: "Por que Britney Spears cometeu o mesmo erro que Christina Aguilera?" (1)

  1. nelson disse:

    os produtores e diretores de videoclipes deveriam parar com aquela máxima de que nao se mexe em time q está ganhando; esse estilo bad romance não agrada a todos e acaba sendo como um tiro pela culatra. vejamos se a própria lady gaga continua fazendo esse modelo? acho que não.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: